fbpx

Confira 4 dicas incríveis para fazer a limpeza do veículo corretamente

Na correria do dia a dia, muitas vezes, não temos tempo para fazer a limpeza do veículo corretamente, higienizando estofados, tapetes, vidros, dentre outros elementos. No entanto, a poluição das cidades e, até mesmo, o uso rotineiro podem deixar os automóveis muito sujos.

Por isso, é interessante entender a importância de uma boa higienização e também conhecer algumas dicas que permitam fazer a limpeza do veículo corretamente, de forma fácil e rápida. Além de garantir que tudo ficará mais confortável, isso também evitará a desvalorização do bem.

Explicaremos, agora, alguns dos motivos pelos quais os veículos ficam tão sujos, falaremos da importância de uma boa limpeza, traremos 4 dicas para fazer a higienização do automóvel corretamente e de forma fácil e rápida e também comentaremos alguns motivos para não deixar seu veículo sujo. Confira os detalhes abaixo e tenha uma ótima leitura!

Veja alguns motivos pelos quais os veículos ficam sujos

Dia após dia, nossas rotinas se tornam mais agitadas e, por isso, é comum que deixemos algumas tarefas para depois. Quando se trata da limpeza de veículos, no entanto, existem alguns fatores que podem contribuir para o acúmulo de sujeira:

  • fumaça;
  • poeira;
  • lama;
  • restos de comida;
  • pelos de animais.

Esses fatores que citamos são alguns dos mais comuns, mas eles variam de acordo com o tipo de uso do veículo, a frequência de utilização e, até mesmo, o modelo, como utilitário, off-road ou esportivo, e também de acordo com o tipo de utilização, que pode ser em ambiente urbano ou rural.

Entenda a importância de uma boa limpeza

Quando falamos da limpeza do veículo, é bastante comum que deixemos para fazer esse tipo de tarefa somente quando ele está muito sujo ou quando temos interesse em realizar a revenda do automóvel, o que pode tornar a higienização mais demorada e, caso seja feita por um profissional, mais cara também.

É importante realizar uma boa limpeza do veículo, de forma regular, para garantir que não haja resíduos, como pelos de animais, restos de comida, lama, poeira, dentre outros, que podem causar mau cheiro, sujar a parte interna do carro e, até mesmo, provocar doenças respiratórias.

Além disso, um veículo que não recebe cuidados durante um longo período de tempo também sofre maior desgaste, o que pode deixá-lo com um aspecto mais feio e descuidado, prejudicando o valor obtido no momento da revenda.

Conheça 4 dicas para fazer a limpeza do veículo corretamente

Agora que você já entendeu melhor a importância de realizar a limpeza do veículo e sabe alguns dos principais motivos pelos quais os carros ficam tão sujos, que tal conferir algumas dicas para facilitar essa tarefa e fazer a limpeza corretamente?

Listamos 4 dicas fáceis, rápidas e eficientes, que permitem higienizar o automóvel de forma correta, segura e rápida, garantindo mais segurança e conforto e reduzindo o desgaste e a desvalorização. Confira!

1. Remova a sujeira do carro com uma escova

Muitas vezes, é difícil remover a sujeira acumulada no estofamento e nos tapetes, especialmente em áreas que dificultam o acesso. Para esse tipo de situação, é interessante utilizar uma escova para remover a sujeira mais grossa, facilitando o acesso a áreas menores ou mais escondidas do veículo.

A escova também permite remover sujeiras mais profundas, já que gera um atrito e pode ser utilizada em conjunto com produtos específicos para limpeza de estofados, por exemplo, mas é importante tomar cuidado para não desgastar os materiais.

2. Aplique uma mistura de água com detergente para limpar o couro

Para estofamentos de tecido, uma solução de água, álcool e vinagre branco é a melhor aliada no combate à sujeira e às manchas que podem se acumular nos estofados ao longo da utilização do automóvel e dificultar a limpeza.

No entanto, para os estofamentos de couro, não é recomendado utilizar produtos químicos mais fortes, já que eles podem causar manchas. Para esses casos, você pode utilizar um pano umedecido em uma mistura de água e detergente neutro, aplicando diretamente sobre o estofado a ser limpo.

3. Faça a limpeza dos vidros com a solução certa

Também é importante realizar a limpeza dos vidros do carro de forma correta, utilizando a solução mais adequada para o tipo de vidro presente em seu veículo. 

Em vidros sem película de proteção, por exemplo, são utilizados produtos distintos daqueles empregados para a higienização de vidros com a película, já que alguns produtos químicos podem causar descoloração e bolhas e até danificar a película protetora.

4. Use um aspirador de pó nos tapetes e estofados

Utilizar o aspirador de pó para a limpeza dos tapetes e estofados também é uma excelente opção e que permite agilizar a limpeza e torná-la mais eficiente e segura. Além de remover sujeiras visíveis, o uso do aspirador também permite eliminar poeira e ácaros presentes nos estofados, evitando problemas respiratórios.

Saiba alguns motivos para não deixar seu veículo sujo

Agora que você conferiu nossas dicas para fazer a limpeza do veículo corretamente e de forma ágil, listaremos também alguns dos motivos pelos quais é importante não deixar o automóvel sujo durante muito tempo:

  • maior depreciação do veículo;
  • possibilidade de perda de oportunidades de revenda;
  • geração de riscos à saúde.

Além desses motivos, também é possível destacar que um veículo limpo oferece um espaço mais confortável, enquanto o sujo pode causar a sensação de desconforto e tornar seu uso desagradável.

Como você pôde perceber, realizar a limpeza do veículo corretamente e de forma periódica não só garante mais conforto e proteção à saúde dos ocupantes, mas também representa uma forma de protegê-lo da depreciação e de garantir que você não perderá oportunidades futuras de vendê-lo por um bom valor.

Além disso, ao utilizar as dicas que oferecemos acima, como usar a escova para remover a sujeira e o aspirador de pó nos tapetes e estofados, você conseguirá acelerar essa tarefa e torná-la mais fácil e eficiente.

O que você achou de conhecer os motivos pelos quais os veículos ficam tão sujos, de saber da importância de uma boa higienização e de conhecer as nossas dicas para fazer a limpeza do veículo de forma correta e rápida e também os motivos para não deixar seu automóvel sujo? Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo!

Leave A Comment

Create your account

Clique Aqui para WhatsApp whatsapp