fbpx

Entenda a importância da vistoria veicular antes de pegar a estrada para viajar

vistoria veicular

A vistoria veicular nada mais é do que uma avaliação dos principais componentes mecânicos do seu carro. Antes de percorrer grandes distâncias, é sempre importante fazer a análise desses itens para certificar-se de que o veículo está em boas condições e pronto para rodar.

Uma das maiores dores de cabeça que existem é enguiçar em locais onde não há oficinas mecânicas ou até mesmo atendimento de guincho. Inclusive, o custo de transporte ou reparos em locais de difícil acesso pode rapidamente ultrapassar até mesmo suas estimativas mais modestas.

Para que você não passe por nenhum desses problemas, falaremos mais sobre o assunto neste artigo. Pronto para saber mais? Continue a leitura!

Faça uma avaliação dos freios

Os freios devem ser uma das suas principais preocupações, e isso não é por acaso. A falta desse sistema pode provocar acidentes fatais ou, no mínimo, grandes prejuízos financeiros (e materiais) para o dono do automóvel.

Para realizar a avaliação de todo o sistema de frenagem, a recomendação é buscar uma oficina mecânica de confiança. Faça com que os discos de freio, pastilhas, fluído e demais itens sejam plenamente inspecionados.

Lembrando que ruídos e pedal de freio descendo (ou demasiadamente duro) durante a frenagem são dois “sintomas” comuns de problemas com freios. Além disso, sempre se certifique das luzes no painel — carros com freio ABS costumam indicar falhas antes de elas se tornarem uma catástrofe — portanto, assim que as luzes acenderem, dirija-se até uma oficina mecânica.

Veja como está o sistema de injeção

Outro sistema que deve ser amplamente inspecionado é o de injeção, que, atualmente, ocorre de maneira eletrônica. Aqui, o ideal é verificar o funcionamento dos bicos injetores e da bomba de combustível.

A falta de funcionamento desses componentes pode alterar o consumo do veículo e principalmente diminuir a performance do motor. A limpeza das válvulas injetoras costuma ser uma solução para a maior parte dos problemas mais comuns. Em casos mais complexos, a troca desses itens pode ser recomendada — o mesmo acontece com a bomba de combustível.

Powered by Rock Convert

Vale ressaltar que gasolina ou álcool de má qualidade podem diminuir a vida útil desses componentes, por isso dê preferência às opções aditivadas e sempre procure postos de confiança na hora de abastecer.

Analise o sistema de arrefecimento

Outro sistema que deve ser quase que obrigatoriamente vistoriado é o de arrefecimento. A medida mais simples consiste na avaliação do nível do líquido do radiador, que quase sempre deve ser completado de acordo com o manual.

A busca por vazamentos deve ser periódica, assim como a análise da temperatura total do veículo, que pode ser facilmente analisada por meio do painel do seu carro. O superaquecimento pode provocar danos graves ao veículo, como avarias no cabeçote, no cilindro e, mais comumente, nas juntas.

Evite grandes prejuízos ou até mesmo problemas mais sérios com uma análise rápida desse sistema — qualquer pessoa pode verificar o nível do radiador, desde que o carro esteja desligado e que o motor esteja frio. Para completar, siga as instruções do manual. Em caso de dúvidas, procure uma oficina especializada.

Veja o nível do óleo, o filtro e as funcionalidades elétricas

Outro item obrigatório da sua vistoria é o nível de óleo. Como a maioria das pessoas já sabe, o óleo ajuda o motor a trabalhar de maneira adequada, evitando o superaquecimento e os desgastes dos componentes mecânicos internos.

Para certificar-se de que tudo está certo, basta verificar a vareta do óleo — preferivelmente com motor frio, para que não haja alterações de nível — e observar a consistência do líquido. Se ele estiver espesso ou demasiadamente escuro, sugere-se a troca.

Por bom costume, sugere-se a troca do filtro ao mesmo tempo em que se faz a troca do óleo. Isso para evitar a proliferação de materiais abrasivos dentro dos cilindros. Idealmente, essas trocas devem ocorrer a cada 10.000 quilômetros ou anualmente, o que chegar primeiro.

Por fim, não se esqueça de verificar o funcionamento dos faróis, das setas, dos limpadores de para-brisa e até mesmo se os pneus estão calibrados. Essas partes também são alvo de uma boa vistoria veicular e são essenciais para manter sua viagem tranquila e livre de preocupações.

Gostou do post? Siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram!

Leave A Comment

Create your account

Clique Aqui para WhatsApp whatsapp