fbpx

4 passos para ampliar a vida útil da bomba de combustível!

bomba de combustível

A economia é uma busca constante dos proprietários de veículos, especialmente em períodos em que o litro da gasolina está sendo vendido a um valor tão alto. Nesse caso, é fundamental que os equipamentos relacionados ao consumo do seu carro estejam em dia, acima de tudo, a bomba de combustível.

Pensando na importância desse assunto, resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos os principais pontos que você deve se atentar para aumentar o seu tempo de vida útil e manter essa peça do carro sempre em dia. Acompanhe!

Como funciona a bomba de combustível?

Existem dois tipos de bomba de combustível, a mecânica e a elétrica, sendo essa última a mais comum em veículos com injeção eletrônica. Além disso, existem as internas, que aspiram o combustível e o distribuem entre as mangueiras que ligam os bicos, e a externa, que fica fixada ao chassi e suga o combustível do tubo coletor dentro do tanque.

Independentemente da categoria, a função principal dessa peça é retirar o combustível do tanque e levá-lo até o motor. Assim sendo, problemas nesse acessório prejudicam diretamente o funcionamento do veículo.

Como aumentar a vida útil da bomba de combustível?

Agora, mostraremos quatro atitudes que você deve adotar para garantir que a sua bomba de combustível tenha uma extensa vida útil. Confira!

1. Tenha atenção aos prazos de validade e manutenção

O primeiro passo é acompanhar os prazos de validade e manutenção. Cada fabricante determina um período diferente para que a peça possa funcionar corretamente, bem como em quanto tempo deve ser feita uma revisão.

Powered by Rock Convert

Deixar expirar esses períodos pode gerar problemas, tanto no próprio acessório quanto no desempenho do veículo. Portanto, é um detalhe fundamental para você se atentar.

2. Verifique o filtro de combustível

O próximo passo é checar o filtro, um dos componentes mais importantes para o perfeito funcionamento de todo o automóvel. Porém, ele também pode ser essencial para garantir o aumento da vida útil da sua bomba de combustível.

3. Analise a regularidade das condições do motor

A etapa seguinte é conferir o estado do motor com regularidade. O mau funcionamento da sua bomba injetora pode causar impactos diretos no funcionamento. Logo, realizar a manutenção preventiva pode ser uma forma de identificar possíveis problemas nessa peça.

4. Veja como está rendendo o combustível

Por fim, é preciso examinar o rendimento do combustível. Se a bomba de injeção não estiver em condições aceitáveis, pode ser que o seu veículo acabe tendo um consumo elevado.

Dessa forma, caso você perceba que o seu automóvel está gastando mais que o convencional, ou que os padrões determinados pelo INMETRO, compensa verificar a bomba de combustível, pois ela pode estar com alguma falha que precise ser resolvida antes que você fique na mão.

Finalmente, vale a pena contar com fornecedores que oferecem garantia de maior vida útil à peça, mas que também saibam o momento correto para realizar a troca.

Se você gostou dessas dicas e tem algo a contribuir com este post ou ficou com dúvidas, deixe seu comentário a seguir. Sua opinião é muito valiosa para nós.

Leave A Comment

Create your account

Clique Aqui para WhatsApp whatsapp