fbpx

Fique de olho em 5 ruídos no carro que indicam um problema

ruídos no carro que indicam um problema

Se você quer conhecer os ruídos no carro que indicam um problema, veio ao lugar certo. Afinal, barulhos no funcionamento do veículo podem ser fáceis de resolver ou trazer dores de cabeça. O diferencial está, justamente, em interpretá-los da forma correta!

Ainda que nem sempre seja possível consertar a falha sem o suporte de um mecânico especializado, detectá-la no início pode fazer você gastar menos. E, para motoristas inexperientes, o som emitido pelo automóvel é um alerta para procurar ajuda profissional.

Pensando nisso, listamos, neste post, os principais ruídos no carro que indicam um problema e como evitá-los. Confira as dicas a seguir e saiba mais!

1. Grilo

Já escutou um barulho semelhante a um grilo cantando quando o automóvel está funcionando? Trata-se de um som bastante comum, que vem da parte interna do motor. As causas costumam ser a perda de tensão ou ressecamento da correia dentada.

Se esse problema for identificado, leve seu veículo para a manutenção e solicite a troca desse componente o quanto antes. Se isso não for resolvido rapidamente, a motorização pode sofrer grandes danos com o rompimento da correia, e o concerto pode sair muito caro. Fique atento!

2. Chiado ao frear

Os freios devem ser avaliados com frequência, especialmente se você escutar chiados agudos ao pressionar o pedal. Discos, lonas, pastilhas e tambores têm uma durabilidade reduzida, por isso, precisam ser substituídos no período indicado pela fabricante do veículo. Em alguns modelos mais novos, uma luz no painel mostra que a troca é necessária.

Vale informar que esse som ocorre devido ao atrito entre os componentes desgastados (pastilhas e discos), forçando o motorista pisar mais fundo para parar o carro, o que pode levar a acidentes graves em momentos de emergência.

Um fato curioso é que, quando a troca das peças é realizada, o automóvel também pode apresentar um chiado ao frear. No entanto, isso é perfeitamente comum nos primeiros quilômetros e costuma desaparecer após um tempo. Isso acontece porque os componentes precisam se acomodar no sistema.

Powered by Rock Convert

3. Barulhos na dianteira

Se os barulhos vêm da dianteira do carro, verifique todos os componentes próximos ao motor. Além disso, o som recorrente também pode indicar falhas no alternador ou nos rolamentos das rodas. Faça isso o mais rápido possível para evitar maiores complicações.

4. Rangidos e batidas secas

Sem uma avaliação minuciosa de toda a suspensão, é difícil definir os motivos desses rangidos e trepidações. Contudo, esse barulho pode vir acompanhado de outros problemas, como instabilidade ao guiar e sons agudos ao passar por buracos, desníveis ou estradas não pavimentadas.

Para identificar falhas nesse sistema, siga os seguintes passos:

  • impulsione a dianteira (capô) do automóvel para baixo e avalie se ele sobe normalmente;
  • depois, faça o mesmo com a parte traseira. Se o carro balançar por muito tempo, é bastante provável que os amortecedores estão danificados e devem ser trocados.

Por fim, lembre que buchas e pivôs ressecados também geram ruídos constantes e, por esse motivo, precisam ser examinados.

5. Canto dos pneus

Os pneus não cantam somente em arrancadas intensas ou curvas em alta velocidade. Se o veículo estiver desalinhado, isso também acontece. Para solucionar esse inconveniente, é só fazer o alinhamento das rodas e calibrar os pneus corretamente (conforme recomendado no manual do automóvel).

Agora, se você ouve um som semelhante a um ventilador enquanto corre, fique em alerta! Com o uso, a borracha do pneu pode desgastar mais em algumas áreas e formar bolhas ou caroços que causam esse tipo de barulho. Nesse caso, troque os pneus danificados.

Ao ficar atento aos ruídos do carro que indicam um problema, você saberá identificar qualquer irregularidade durante seu funcionamento. Portanto, não negligencie os sinais emitidos pelo seu veículo para evitar danos ou quebras que exigem manutenções mais caras. Por fim, procure uma oficina com experiência em consertos para realizar os serviços necessários com qualidade e segurança.

Gostou deste conteúdo e deseja aprimorar seus conhecimentos automobilísticos? Então, conheça os cuidados importantes com o automóvel.

Leave A Comment

Create your account

Clique Aqui para WhatsApp whatsapp