fbpx

Motor de carro: veja 4 dicas para aumentar a durabilidade!

motor de carro

O motor de carro pode ter sua vida útil estendida com certos cuidados básicos. Diferente do que muitos podem imaginar, veículos não costumam quebrar frequentemente, desde que o dono saiba o que fazer para manter tudo funcionando perfeitamente.

Essas medidas vão desde aos hábitos de condução até a disciplina para realização da manutenção preventiva, que além de necessária para sua segurança, é uma ótima maneira de economizar dinheiro e preservar o automóvel (inclusive seu valor de mercado).

Para que você consiga aumentar a durabilidade do seu motor, falaremos neste post sobre 4 dicas práticas e essenciais. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

1. Não deixe o motor superaquecer

Toda máquina é construída para funcionar dentro de certos parâmetros. No caso dos automóveis, os motores devem permanecer dentro de uma temperatura ideal, tanto para manter a performance quanto para garantir a integridade de cada componente.

Quando deixamos um motor sofrer superaquecimento, colocamos em risco inúmeras peças importantes, como o cabeçote, radiador e cilindros, por exemplo. Juntas também costumam queimar e causar outros prejuízos, e de forma geral, os malefícios de um superaquecimento são enormes.

Portanto, para manter a durabilidade do seu carro, atente-se a temperatura do motor (observando o indicador no painel) e sempre faça um check-up do sistema de arrefecimento, verificando o nível do líquido de arrefecimento (ou água) do radiador.

2. Evite acelerações bruscas 

Não há problema nenhum em acelerar ou exigir do motor do seu carro, desde que isso ocorra em condições favoráveis, como quando o óleo já circulou pelos cilindros e o motor está em temperatura adequada.

Acelerar de forma brusca, com motor frio ou de maneira insistente pode provocar um desgaste acentuado de inúmeras peças. Lembrando que a aceleração brusca e constante também pode provocar o aumento de temperatura, o que ao longo do tempo pode provocar alguns dos problemas que mencionamos acima.

Além do desgaste dos componentes internos, pneus, amortecedores, coxins e várias outras partes também sofrem com esse uso intenso. Os gastos aumentam e seu veículo, de forma geral, passa a ter inúmeros defeitos desagradáveis e que pesam no bolso.

Powered by Rock Convert

Por essa razão, uma direção defensiva e com boa conduta atrás do volante é encorajada para aumentar a durabilidade do motor e de várias outras peças do carro.

3. Use combustível de qualidade

O uso de combustível de qualidade deve ser sempre mencionado, principalmente porque a qualidade da combustão interfere no rendimento do veículo e até mesmo na preservação dos cilindros e peças internas (como os bicos injetores).

Quando um carro é abastecido com gasolina, diesel ou etanol de baixa octanagem, há possibilidade de contaminação do óleo do motor durante a queima. Isso faz com que surja acúmulo de resíduos de uma queima imperfeita, popularmente conhecido como “borra”.

Esses resíduos desgastam as partes internas do motor e afetam negativamente a performance do veículo. Para evitar esse problema, abasteça em postos de bandeira reconhecida e, se possível, utilize combustível aditivado.

Os aditivos facilitam na limpeza e na dispersão desses resíduos e faz com que o carro sempre esteja com as peças mecânicas em ordem e perfeito estado. Se possível, use as opções premium para ter uma queima mais eficaz e ainda mais limpa.

4. Tenha atenção com a troca de óleo

Por fim, não deixe de seguir as recomendações do fabricante em relação a troca de óleo. Para a maioria esmagadora dos veículos, a troca deve acontecer a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada ano, o que chega primeiro.

A troca do óleo e do filtro são importantes por várias razões. A primeira delas é que você faz com que o fluido que circula dentro do motor sempre esteja limpo de desgastes e pequenos detritos que são naturais do atrito das peças internas.

Outras razões incluem a manutenção da viscosidade ideal do óleo, que garante a lubrificação e a temperatura ideal do motor de carro. A manutenção preventiva é uma ótima maneira de ficar atento a cada um desses detalhes e, inclusive, ajudar na preservação do seu automóvel, que deve durar por longos anos.

Gostou do post? Enriqueça seu conhecimento e leia nossa postagem sobre peças de carro para entender mais sobre manutenção do seu veículo!

Leave A Comment

Create your account

Clique Aqui para WhatsApp whatsapp