fbpx

Passo a passo: saiba como funciona o processo de reparação de veículo

Todos nós já ouvimos, por vezes, que “é melhor prevenir do que remediar”, e esse ditado é muito verdadeiro quando estamos falando da manutenção veicular. Afinal, é fundamental prestar atenção às recomendações técnicas e realizar a reparação de veículo de forma regular.

O processo de reparação de veículo pode ser comparado com um check-up médico, que visa a detectar e a corrigir qualquer problema que tenha surgido durante a utilização do automóvel, garantindo mais segurança, evitando entraves futuros e, até mesmo, diminuindo sua desvalorização para a revenda.

Explicamos, agora, o que significa fazer a reparação de veículo, falamos dos motivos pelos quais é importante realizar esse processo regularmente e apresentamos o passo a passo do processo de reparação. Veja os detalhes abaixo e ótima leitura!

Entenda o que é fazer a reparação de veículo

A reparação de veículo, como o próprio nome deixa claro, consiste em realizar os processos, as tarefas e os reparos necessários em um automóvel, visando a mantê-lo funcionando corretamente, evitando danos e problemas posteriores e também garantindo a segurança de sua utilização.

Para a reparação de um veículo, são avaliados os mais diversos fatores, como lataria, pintura, motor, pneus, dentre outros elementos, sendo que o profissional especializado determina quais são os elementos que precisam de reparo e define qual a melhor abordagem para tal.

Todos os elementos são analisados pelo especialista, de forma geral, sendo que existem recomendações do fabricante que também devem ser seguidas, como revisões periódicas de acordo com a quilometragem e a idade do carro.

Saiba por que esse processo deve ser realizado regularmente

Os veículos estão expostos a todo tipo de situação no dia a dia. Isso abrange danos estéticos, batidas, sujeiras, sobreaquecimento, chuvas, detritos, o próprio desgaste de utilização, dentre outros, que podem causar problemas no funcionamento, caso não sejam resolvidos.

Ao adotar uma política de reparação de veículo de forma regular, é possível evitar que problemas pequenos, como riscos superficiais, tornem-se problemas mais aprofundados, como danos na lataria, além de garantir que o veículo esteja em condições seguras de utilização, evitando também a depreciação no momento da revenda.

Também é importante destacar que, ao realizar o processo de reparação de veículo, é possível identificar problemas que ainda não tinham sido percebidos pelo proprietário, o que pode evitar riscos de segurança e gerar economia, já que, muitas vezes, o reparo é mais barato do que a troca de uma peça, por exemplo.

Compreenda como funciona o processo do serviço de reparo

Agora que você já entendeu melhor o que é o processo de reparação de veículo e também a importância de realizá-lo regularmente, é interessante entender como funciona esse processo, desde a análise do carro, passando pela desmontagem e pela reparação dos danos, abrangendo a realização de nova pintura e acabamento, até a montagem do automóvel e a entrega para o proprietário.

Explicamos, abaixo, passo a passo, como funciona a reparação de veículo e o que você deve esperar ao levar seu carro para que esse tipo de serviço seja realizado. Confira!

Avaliação do veículo

O primeiro passo para a realização do processo de reparação de veículo é a avaliação pelo profissional especializado. Essa ação detectará quais são os reparos necessários e o tempo de realização de cada reparo e também definirá qual a melhor abordagem para a sua execução.

No processo de avaliação, é possível que sejam utilizadas ferramentas eletrônicas, que permitem detectar falhas elétricas e eletrônicas, mas também é fundamental que o profissional seja capacitado para realizar uma avaliação correta.

Desmontagem do veículo

De acordo com os reparos necessários, é realizada a desmontagem do veículo, para que seja possível ter acesso às partes que precisam de reparo, especialmente quando se trata de reparos de funilaria e pintura, de forma a não danificar áreas que não precisam de manutenção.

Ainda no caso de reparo na pintura, cada uma das partes da lataria do veículo é separada, de acordo com a área que receberá o reparo, possibilitando que ele seja feito apenas nos locais indicados pelo especialista.

Reparação dos danos

A próxima etapa consiste na reparação propriamente dita dos danos detectados no veículo. No caso da pintura, isso significa remover amassados, afundamentos ou qualquer outro tipo de dano de funilaria, para que seja possível realizar uma nova pintura com resultados de qualidade.

Preparação da superfície para pintar

Após a reparação dos danos na lataria, no caso da pintura, a superfície é preparada para ser pintada. Isso significa que ela terá qualquer dano ou afundamento será preenchido e receberá lixamento para que fique nivelada com o restante da área e os produtos específicos para que a pintura possa ser aplicada.

Realização da pintura

O próximo passo da reparação da pintura de um veículo consiste na realização do processo pelos profissionais especializados, utilizando materiais e equipamentos que permitem obter os resultados esperados e que não prejudiquem a estética do veículo ou o seu valor de revenda.

Acabamento

Posteriormente, é realizado o acabamento do reparo, o que pode significar a aplicação de selante na pintura, o enceramento ou mesmo a cristalização, visando a manter o visual por mais tempo e a proteger de danos.

Montagem do veículo

Após a realização do processo de reparação de veículo, ele é remontado e passa por testes, que visam a garantir sua segurança e funcionalidade, sendo, então, entregue ao proprietário.

Veja a importância de uma oficina de confiança para a reparação de veículo

Como já explicamos, o processo de reparação do veículo é fundamental para conservá-lo por mais tempo, garantindo uma melhor experiência de uso, assegurando que ele tenha condições de ser utilizado corretamente durante mais tempo e também oferecendo mais segurança para o dia a dia.

No entanto, é importante destacar também que é vital escolher uma oficina de confiança e que realize um serviço de qualidade ao chegar a hora do processo de reparação de seu automóvel. Isso é o que garantirá que os resultados sejam satisfatórios.

Além disso, contar com uma oficina especializada e de confiança também permite que você fique tranquilo durante o processo. Isso porque ele será realizado por profissionais capacitados e experientes, que identificarão as necessidades do carro e os procedimentos corretos a serem realizados.

O que você achou de entender o que é reparação de veículo e o que significa esse processo, de saber por que ele deve ser realizado regularmente, de conhecer o passo a passo do serviço de reparo e também de entender a importância de uma oficina de confiança? Se você gostou do conteúdo e quer receber nossas novidades, aproveite e curta nossa página no Facebook!

Leave A Comment

Create your account

Clique Aqui para WhatsApp whatsapp