fbpx

Veja como agir ao sofrer uma batida de carro!

triângulo na estrada representando batida de carro

Seja na estrada ou em uma rua, os imprevistos no trânsito são comuns no dia a dia. Entre eles, a colisão de veículo causa inúmeros transtornos aos motoristas e, muitas vezes, faz vítimas.

Nesse momento, é importantíssimo você saber agir corretamente para garantir os direitos e também agilizar os processos tanto burocráticos quanto de conserto do automóvel, além da sinalização do local.

Para ajudá-lo a agir sempre corretamente na situação de uma batida de carro, elaboramos este post com um passo a passo bem didático. Confira!

Sinalize o local

A primeira dica é fundamental para você evitar mais problemas após sofrer uma batida de carro, especialmente se a colisão não tiver vítimas. Ao sinalizar o local, haverá uma maior segurança, pois os demais motoristas ficarão alertas.

Assim, é possível prevenir um novo impacto ou até mesmo atropelamentos. Portanto, saia do carro, retire-o da via e posicione o triângulo. Caso as setas de emergência estejam funcionando, mantenha-as ligadas.

Registre o boletim de ocorrência

Mesmo que haja um bom diálogo e acordo entre as partes envolvidas no momento da batida, a elaboração do boletim de ocorrência é necessária para você ter mais uma segurança em todo o processo.

Ademais, o B.O é essencial para você acionar o seguro e o DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres), principalmente quando há vítimas envolvidas.

O registro também auxilia em possíveis processos judiciais, caso a parte culpada no acidente não queira arcar com os prejuízos.

Assim sendo, telefone para a Polícia ou faça um boletim eletrônico por meio da delegacia virtual, mas não deixe de documentar a colisão.

Powered by Rock Convert

Tire fotos

As fotos após uma batida também ajudam a demonstrar os danos nos veículos e podem auxiliar a perícia. Em vista disso, não deixe de registrar tudo, inclusive com vídeos que possam apresentar as conversas entre os motoristas envolvidos.

Dessa forma, o fato terá um maior esclarecimento, o que vai auxiliar as autoridades na condução do processo.

Observe se o carro está funcionando

Depois de todos os cuidados anteriores, é indispensável analisar se o automóvel está com um bom desempenho. Caso a partida não esteja em pleno funcionamento, a dica é chamar uma empresa de reparos ou a própria seguradora.

Se o dano for apenas na lataria, vá o mais rápido possível em uma funilaria de confiança e já deixe o veículo para ser consertado. Dessa maneira, você evitará mais transtornos, como uma multa ou problemas mais acentuados em outras partes do carro.

Conte com uma assistência especializada

Independentemente da gravidade da colisão, sempre é importante você contar com o auxílio de uma oficina especializada nos reparos.

Ao fazer uma escolha que valorize profissionais capacitados, equipamentos modernos e credibilidade no mercado, certamente o seu carro terá o conserto adequado, inclusive com a utilização de peças originais.

Com isso, haverá um serviço de qualidade, sem resquícios que possam comprometer o valor de troca do veículo ou a segurança em seus deslocamentos.

Portanto, caso você sofra uma batida de carro, não deixe de seguir as nossas dicas, mantendo a todo tempo os devidos cuidados para que o aborrecimento não seja ainda maior.

E aí, as informações foram úteis para você? Então, aproveite e assine agora mesmo a nossa newsletter e receba sempre as novidades em primeira mão!

Leave A Comment

Create your account

Clique Aqui para WhatsApp whatsapp