fbpx

Saiba quais são os tipos de pintura e funilaria de carro!

pintura e funilaria

Quando surge a necessidade de fazer um reparo na carroceria de um veículo, é normal que muitos motoristas fiquem com dúvidas a respeito dos processos que devem ser realizados. As diferenças entre pintura e funilaria, por exemplo, é algo que deixa alguns confusos.

Pensando nisso, decidimos falar neste post sobre as diferenças entre esses procedimentos, além de mostrar quais são os principais tipos de pintura automotiva. Confira!

Entenda o que é o serviço de funilaria

Os serviços de funilaria são aqueles aplicados quando é preciso restaurar danos em partes da lataria. Em geral, eles são procurados por quem quer recuperar o veículo após uma colisão ou então para eliminar marcas naturais, como as causadas por ferrugem ou granizo.

Com o uso de ferramentas como lixadeiras e rebatedores, os profissionais buscam reparar as partes, buscando manter a originalidade do veículo sempre.

Saiba o que é a pintura automotiva

pintura e funilaria

Na prática, a pintura é um dos processos que fazem parte do serviço de funilaria. Afinal, após uma peça passar pelos procedimentos de restauração, é fundamental que ela seja pintada de acordo com a cor do veículo antes de ser reinstalada.

Veja agora quais são os principais tipos de pintura que podem ser realizadas em um veículo.

Sólida

É o tipo mais comum de pintura automotiva, geralmente disponível nas cores branca, preta, cinza e vermelha. Ela funciona por meio de pigmentos de cores, podendo ser composta de poliéster ou poliuretano. A vantagem do poliuretano é que não demanda aplicação de verniz para acabamento, como acontece com as tintas à base de poliéster.

Powered by Rock Convert

Essa é uma opção simples, eficiente e econômica para quem precisa recuperar a cor original do veículo. Por não representar uma modificação nas suas características, a pintura sólida não impacta na valorização do carro.

Metálica

O grande diferencial da pintura metálica é a sua composição com base em alumínio. Isso faz com que ela reflita as luzes com mais qualidade e precisão, gerando um efeito visual incrível.

As cores vibrantes chamam a atenção e podem até valorizar o veículo em uma futura negociação. As montadoras também costumam cobrar um valor adicional pelos veículos que saem de fábrica com esse tipo de pintura.

Perolizada

Quem procura um visual ainda mais sofisticado costuma optar pela pintura perolizada. Nesse caso, a tinta é desenvolvida com pigmento extraído de um mineral chamado mica, que forma um verdadeiro pó de pérolas.

Por refletir a luz de uma maneira única, esse material dá uma bela característica à pintura. A sensação é que o veículo tem diferentes tonalidades de cor de acordo com a iluminação e a posição de onde olhamos.

Candy

Para além das opções mais convencionais, a pintura candy é uma alternativa que vem ganhando cada vez mais adeptos. O processo utiliza tinta semitransparente em conjunto com uma base brilhante.

O resultado são cores vibrantes e intensas, tal qual o vermelho de uma maçã do amor — daí o nome do estilo, que significa doce, em inglês.

Seja qual for o tipo de reparo que você fizer em seu veículo, lembre-se de que é fundamental procurar por uma oficina de pintura e funilaria de confiança. Dessa forma, você garante a qualidade do serviço e mantém seu veículo sempre como novo.

Quer mostrar aos seus amigos que você entende tudo de cuidados com o seu carro? É só compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

Leave A Comment

Create your account

Clique Aqui para WhatsApp whatsapp