fbpx

Como reforçar os cuidados com o carro durante a quarentena? Veja!

cuidados com o carro

A pandemia de coronavírus causou impactos generalizados na saúde pública e economia, e um deles foi a necessidade de manter as pessoas em isolamento, evitando sair de suas residências, com o objetivo de conter a evolução da doença. Contudo, como ficam os cuidados com o carro nesse período?

Além da higienização dos bancos, volante, alavanca do câmbio, freio de mão, entre outros, é fundamental se atentar às questões mecânicas que precisam de manutenção, especialmente se o veículo ficar estacionado por muitos dias.

Neste artigo, mostraremos quais são esses principais cuidados. Siga com a leitura e descubra quais são eles!

Limpeza do ar-condicionado

A limpeza do ar-condicionado é fundamental nesse período. Como os veículos ficam parados por muito tempo, é comum que ocorra o acúmulo de poeira ou dissipação do gás necessário para o funcionamento do sistema de ar-condicionado. Portanto, após algumas semanas que seu veículo estiver estacionado, vale a pena fazer essa higienização para manter o perfeito funcionamento dessa parte do carro e evitar problemas respiratórios causados pela sujeira acumulada.

Uma dica de manutenção que você pode fazer agora mesmo é ligar o console de ar quente no máximo. Isso diminui a umidade do sistema e evita a proliferação de alguns vírus, bactérias e fungos.

Calibragem dos pneus

A calibragem dos pneus é algo extremamente importante de ser acompanhado diariamente. Veículos que permanecem parados por dias podem ter seus pneus esvaziados espontaneamente. Portanto, se notar qualquer tipo de esvaziamento, procure um posto de combustível e faça a calibragem o quanto antes.

Powered by Rock Convert

Bateria

A bateria também é algo que merece atenção, afinal, ela costuma falhar sempre em momentos de maior necessidade. Quando desligar o seu veículo, acione o painel e verifique se todos os componentes funcionam normalmente, tais como: farol, desembaçador, ventilador do ar-condicionado, sistema de som, entre outros. Notando alguma irregularidade, procure uma loja especializada o quanto antes para verificar a necessidade de troca.

Higienização do estofado

A higienização do estofado deve ser feita para prevenir a proliferação do vírus que assola a humanidade, bem como para evitar o acúmulo de poeira ou substâncias que podem manchar o material de que ele é feito. Existem diversas formas de higienizar um estofado, mas tudo dependerá do tipo de material de fabricação.

Acionamento do motor

Todo veículo, independentemente do tipo ou estado em que esteja, quando fica por muito tempo estacionado, sem funcionar, pode gerar uma série de problemas em todo o seu conjunto mecânico. É comum que ocorra a oxidação do sistema de frenagem e embreagem, além do ressecamento de mangueiras, entre outros problemas.

Portanto, vale a pena escolher um dia de pouco movimento para circular por pelo menos 10 minutos. Dessa forma, além de recarregar a bateria, você também pode aproveitar para conferir a pressão dos pneus ou até mesmo abastecer o veículo. Porém, lembre-se sempre dos cuidados necessários orientados pelas autoridades de saúde.

Por fim, é crucial que você adote cada uma dessas medidas de cuidados com o carro. Afinal, quando todo esse transtorno passar, você certamente vai querer ter o seu veículo em perfeito estado para poder voltar a usufruir de todos os benefícios que ele pode proporcionar.

Se você gostou dessas informações e quer receber todos os conteúdos que forem postados a partir de agora aqui no blog, assine nossa newsletter e fique atento à sua caixa de e-mails!

Leave A Comment

Create your account

Clique Aqui para WhatsApp whatsapp